domingo, 15 de maio de 2016

Release-Biografia (atualizado em 2016)

        Nascido em 1989 na cidade de Porto Alegre, o cantor e compositor Paulinho Parada começou sua formação musical estudando piano aos nove anos de idade, quando compôs sua primeira canção popular. Suas principais referências musicais são Lupicínio Rodrigues, Chico Buarque, Astor Piazzolla, Vinícius de Moraes, Cartola, dentre outros.
        Em dezembro de 2007, acompanhado por Plauto Cruz, Mário Barros e Agomar Martins, conclui o disco “Minhas Águas”- CD onde direciona seu trabalho para a Música Popular Brasileira e grava, além de seus temas, compositores como Tom, Vinícius e Cartola. Destacou-se por ser finalista do Festival Nacional da Canção (Minas Gerais) e concorrente ao Açorianos de Literatura (Porto Alegre). Tocou nos principais centros culturais, teatros e casas noturnas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. 
         Em 2010, aos 21 anos de idade, ingressa no curso de graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com habilitação em composição. No ano de 2013, apoiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, lança seu segundo disco intitulado “Paulinho Parada, Expressão de Compositor”, ao lado de Elias Barboza, Thaís Nascimento, Maicon Paquetá e diversos outros músicos. Em 2014, ao lado de Reginaldo Gil Braga, é patrocinado pelo FUMPROARTE DÉLCIO FREITAS, para realizar uma pesquisa científica com metodologia etnomusicológica sobre Plauto Cruz, publicando o artigo produzido em 2015 no primeiro encontro brasileiro de Música Popular na UFRGS. Já em 2016, ingressa no mestrado em Música pela UFRGS e continua suas pesquisas em etnomusicologia, educação e sua prática musical, além de ser um educador musical que se identifica com as ideias de Paulo Freire, principalmente suas considerações em “Pedagogia do Oprimido”. 
        Conhecido pelos seus professores de composição, Antônio Borges Cunha e Celso Loureiro Chaves, como sendo um “cancioneiro”, Paulinho Parada procura expressar em suas canções autorais o diálogo da música brasileira com a cultura latino americana, nos ritmos de samba, choro, bossa, milonga e outros. Suas canções dialogam com a cultura local de Porto Alegre, retratando o cotidiano da capital gaúcha e procuram apresentar, através da sonoridade e letras, a música feita nas ruas, nos bares, nas escolas e universidades da cidade, uma vez que Parada é múltiplo em seus fazeres musicais, atuando como músico prático (cantor, violonista e pianista), compositor, pesquisador e professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário