sábado, 25 de novembro de 2017

Homenagem para Plauto Cruz no Multipalco do Theatro São Pedro

Data do Recital: 29 de novembro de 2017, às 12h30min

Local: Sala da Música do Multipalco

Recital de: “Homenagem para Plauto Cruz”

Entrada Franca

O show Homenagem para Plauto Cruz é o resultado musical da pesquisa etnomusicológica desenvolvida por Paulinho Parada e Reginaldo Gil Braga, em colaboração com os filhos de Plauto desde 2014. Nesta pesquisa, através das partituras manuscritas, reconstituiu-se a trajetória do flautista e pode-se descobrir composições inéditas e a escrita de peças que ele já havia gravado. Também trata-se do afeto oriundo da amizade entre Plauto e Parada, que são amigos desde 2007, quando gravaram um disco juntos. O show encerra um pequeno ciclo de homenagens ao flautista, que faria 88 anos nesse mês de novembro. A entrada é franca.

Sobre Plauto Cruz: Plauto Cruz nasceu em São Jerônimo em 15 de novembro de 1929 e faleceu em 28 de julho de 2017. Viveu tocando sua flauta, migrando para Porto Alegre ainda jovem e tocando em rádios ao lado de Elis Regina na década de 1950. Acompanhou e gravou discos com Lupicínio Rodrigues, Túlio Piva, Yamandu Costa e muitos outros nomes da música popular brasileira. Foi reconhecido como um dos maiores flautistas do Brasil, ao lado de Altamiro Carrilho, com quem teve grande amizade.

Sobre os músicos que participarão do evento:
Cebolinha no cavaquinho: tocou por mais de cinquenta anos com Plauto Cruz, acompanhou Lupicínio Rodrigues e é um dos fundadores do Clube do Choro de Porto Alegre. É uma lenda viva da música de Porto Alegre.

Paulinho Parada na direção e violão: músico, professor e pesquisador, é mestrando na área de etnomusicologia pela UFRGS. Realiza pesquisa sobre Plauto desde 2014 e já gravou dois discos com composições autorais.

Stefania Johnson Colombo: flautista e professora de música, graduanda em música pela UFRGS.

Clarissa Ferreira: doutoranda em música pela UNIRIO, é etnomusicóloga e musicista, atualmente professora substituta na graduação com ênfase em música popular pela UFRGS.

Maicon Ouriques: pandeirista, integra diversos grupos de samba, choro e MPB em Porto Alegre, participando também da Oficina de Choro e Samba do Santander Cultural.

Gabriela Nascimento: participará em uma música chamada Força Atraente, cantora e professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário